domingo, junho 14, 2009

Regras de ouro das apresentações em público




Muitas são as dificuldades com que se depara numa apresentação em público. Para que isso não se transforme num bicho de sete cabeças, eis algumas dicas importantes:


Prepare-se
A primeira condição sine qua non de uma boa apresentação é a preparação cuidada.

Conheça a audiência
Procure informações acerca da audiência.

Informe-se acerca dos restantes intervenientes
Tente conhecer quem são os restantes intervenientes e quais os temas que abordarão.

Rediga o texto… para ser ouvido – não lido
Escreva o seu texto e as anotações em linguagem conversacional. Ele destina-se a ser escutado – e não lido – pela audiência.

Respeite o tempo de que disporá
Certifique-se de que a sua apresentação se ajusta ao tempo de que disporá. Caso contrário, aborrecerá a audiência… e os restantes intervenientes.

Organize, esquematize, ordene os temas
Organize a apresentação, confira-lhe sequência lógica. Uma estrutura possível é: introdução (refira brevemente o que vai dizer), desenvolvimento (diga o que tem a dizer) e conclusão (resuma os aspectos essenciais daquilo que disse).

Ensaie a apresentação
Ensaie a sua apresentação. Se é inexperiente, o recurso a um amigo (que seja franco consigo) pode ser muito frutuoso.

Antecipe as questões que poderão dirigir-lhe
Pense nas questões que a plateia poderá dirigir-lhe na fase do debate. Cogite sobre a melhor forma de responder-lhes.

Cuide do seu aspecto
Seja cuidadoso no seu aspecto geral, incluindo no modo como se veste. Mas cuide-se: que o vestuário não seja tão espampanante… que desvie as atenções da plateia!

Cuide… o estômago… e a mente
Evite abusar das bebidas alcoólicas e dos excessos de comida. Não tome tranquilizantes nem estimulantes.

Chegue… antes
Seja pontual – e, se possível, chegue com alguma antecedência (para relaxar… e prevenir alguns atrasos!)

Descontraia-se
Desenvolva uma rotina pessoal que lhe permita descontrair-se. Faça exercícios de relaxe (e.g., respire fundo algumas vezes).

Teste os equipamentos
Teste se os equipamentos de que necessitará estão a funcionar correctamente. Evitará dissabores e poderá sanar atempadamente algumas dificuldades.

Não confie demasiado nas máquinas
Se tencionar fazer uma apresentação com computador, leve consigo cópias em transparências – assim se precavendo contra a eventualidade de falhas no equipamento informático.

Não comece… desculpando-se
Não comece a intervenção pedindo desculpas… por ser incompetente na matéria. Se o é, teria sido preferível recusar a apresentação. Ou, então, deveria ter-se preparado!!!

Mostre confiança e entusiasmo
Mostre-se autoconfiante. Seja firme na exposição, não vacile. Seja entusiástico. Estes sentimentos contagiarão a plateia.

Seja eficaz na expressão verbal/vocal
Procure cultivar uma voz grave. Adopte um ritmo nem demasiado lento nem excessivamente rápido. Não seja monocórdico.

Saiba usar meios audiovisuais
Seja cuidadoso com os meios audiovisuais. Eles devem destinar-se a beneficiar a audiência – e não a servir como muleta para si próprio. Desenvolva as suas competências no uso dos equipamentos de apoio.

Faça-se compreender
Use linguagem clara e simples. Evite jargão imperceptível e termos esotéricos.

Sorria
Sorria – mas genuinamente. Não perca o seu sorriso deixando-se tomar pela ansiedade.

Fite as pessoas olhos-nos-olhos
Mantenha o contacto visual com a audiência – incluindo as pessoas que se encontram mais distantes de si.

Seja humorado (se souber sê-lo)
É muito recompensador recorrer ao humor. Mas, se não s sente à-vontade, não o faça.

Seja prudente nos gracejos
Evite gracejos racistas, sexistas e “anedotas de cabaret”. Se fizer humor, seja elegante.

Seja breve quanto baste
Diga o que tem a dizer – nada mais, nada menos. Esclarecimentos e aprofundamentos poderão surgir na fase do debate.

Interaja/dialogue
Procure interagir com a audiência. Acolha as perguntas e os comentários, inserindo-os na sua exposição.

Atente nos sinais de “alarme”
Esteja atento a sinais de que a plateia está desatenta, desagradada, inquieta ou desconfortável (e.g., as pessoas desviam o olhar de si, indagam-no hostilmente, tossem, bocejam, dormitam, arrastam os pés, mexem nos papéis, abandonam a sala).

Mostre tranquilidade
Denote tranquilidade se alguma pessoa o interpelar de modo mais agressivo. Se responder “na mesma moeda”, pode gerar uma escalada de conflito profundamente indesejável.

Agradeça
Agradeça a atenção que lhe prestaram. Mostre satisfação pela presença das pessoas e pelo respectivo contributo para a exposição.

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