segunda-feira, junho 01, 2009

Livros - Trabalhos Académicos


TÍTULO: Uma Análise Semiótica do Espaço Vitrina
AUTOR: Áurea Fabiana Bastos Vieira
EDITORA:
COLECÇÃO: Trabalho Académico
SINOPSE: O comércio se utiliza da informação de um discurso manipulatório para atrair os olhares do observador, e as vitrinas se moldam como um componente a mais nesse contexto. O espaço vitrina utiliza de simulacros projetando o observador em um mundo de sonhos e fantasias. As vitrinas contam estórias para apresentar um produto em sua encantadora forma, é um cenário elaborador de significados que dialoga com o espectador, uma mistura de arte com comércio, já que a vitrina é essencialmente um espaço comercial que se utiliza da estética para construir uma encenação.
A vitrina passa informações sobre o produto, ela é considerada como uma mídia, em que se vive um constante diálogo entre o produto e o observador. Esse cenário montado na vitrina deve manter a unidade da imagem da loja, valorizando o produto vinculado à marca, de acordo o público definido. A construção desse simulacro no espaço da vitrina depende de valores sócio-culturais do consumidor, pois, não consumíamos objetos por eles mesmos, mas na realidade pela simbologia que eles passam para nós. O que ocorre são simulações criadas para resultar o consumo.
A vitrina tem o papel fundamental de seduzir o olhar do passante, e essa sedução por muitas vezes traz diversas sensações, capaz de senti-lo com outros sentidos. Diante desse contexto o artigo mostra algumas estratégias produzida pelo enunciador (vitrinista) que impõem à percepção do enunciatário (observador) numa performance do olhar.

DISPONIBILIDADE: Download


TÍTULO: Semiótica e Simbologia no esporte
AUTOR: Flailda Brito Garboggini
EDITORA:
COLECÇÃO: Trabalho Académico
SINOPSE: Comunicamo-nos através do modo em que nos vestimos (com elegância ou “à toa”; de preto ou de rosa...), quando cantamos, quando falamos ou escrevemos.
Os anúncios publicitários são comunicações, assim como os livros, os jornais, os grafites nas paredes, os filmes, os programas de televisão, os logotipos são sinais/desenhos/formas que concentram informações da marca, significados codificados a partir de semelhanças ou referências positivas.
Transmitem mensagens mais completas para estabelecer, fixar ou alterar imagens de marcas, anunciar produtos com suas características, diferenciais, benefícios.
Existem campanhas de propaganda institucionais, que procuram criar imagem de empresas, como as da NIKE, Pepsi Cola, campanhas publicitárias comerciais, que são mais vendedoras de produtos específicos como a de Coca Cola Zero, das Havaianas etc.
DISPONIBILIDADE: Brevemente

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