terça-feira, junho 16, 2009

Palestra Blogosfera X Jornalismo


Uma palestra com um tema interessante e que na certa iria despertar o interesse dos futuros profissionais da área da Comunicação. Foi com esse pensamento que se convidou a Dra. Matilde Dias, jornalista e o Dr. João Branco na qualidade de “dono” de um dos blogues mais acessados na blogosfera crioula para falarem sobre o tema.

Os blogues são considerados pelo Dr. João Branco como “universos livres, para o bem e para o mal. Eles estão vivos, cheios de debates, chegando mesmo a casos em que jornais impressos se inspiram na blogosfera para abordarem certos assuntos.”

Para Branco, o blog tem que ter opinião, dar a cara e ter personalidade. “O blog tem que ter algo a dizer, com um discurso directo e claro, sem deixar de ter estilo.”

É neste ponto que o Communicare pretende inspirar-se. Apesar de se ser um blog recém-nascido, mas é um blog com aspirações para tal.

“Um blog incomoda, faz barulho e protesta, promovendo a ‘boa’ polémica”, afirma Branco, para quem “o dever do blog é o de comunicar, opinar, criticar e discutir, mas também o de motivar”.

Para que o Communicare se torne um espaço aonde se promove a “boa polémica”, aonde se critica, motiva-se e é-se motivado, é imperioso que o seu público-alvo (Discentes de Comunicação da ULCV), tomem consciência dos desafios que lhes são apresentados e se envolvam neste projecto.

Para apresentar a visão do jornalista, a Dra. Matilde Dias fez-se presente, avançando que “no universo da blogosfera os jornalistas estão pouco presentes”.

Seria de estranhar que num país onde há pouca produção jornalística que houvesse muitos jornalistas a realizarem o seu trabalho no jornalismo “clássico” e que ainda produzissem para um blog. Não se perde nada por esperar.

Segundo Dias, o blog não é jornalismo, mas sim, uma ferramenta que deverá respeitar certos critérios para que seus posts sejam considerados material jornalístico. “Os blogs infiltraram-se tanto no campo jornalístico que poderão modificar o conceito de jornalismo. O blog está a se mostrar como forma de poder e a efectivar a verdadeira democracia.”

Para muitos autores, a Comunicação Social não é o Quarto Poder, mas sim, o Quarto do Poder, onde os políticos se encontram para discutir e o grande público não tem voz. Contrariamente, no blog é o público quem tem a vez e a voz para criticar esses mesmos políticos (politkentes).

“O que de mais interessante tem a nível de debates de ideias estão nos blogs. A crítica é a principal característica dos blogs. É possível emitir opiniões enquanto o jornalista não o pode fazer” afirma Dias.

Apesar de que, muitas vezes o jornalista esquece-se desse pequeno pormaior e tumba! – ‘Toma lá um pouco do que eu acho’.

“O jornalismo de opinião tem uma forte sustentabilidade na blogosfera e o jornalista tem maior liberdade de expressar. Se o blog for sério e com críticas elevadas, atigem seus objectivos e atraem profissionais da área”, concluiu a Dra. Matilde Dias.

Tema interessante como foi dito acima e que deveria ter despertado o interesse de mais alguns dos futuros profissionais da Comunicação Social, porque a formação universitária não se faz somente sentado numa pequena cadeira de madeira incomodativa durante quatro anos. Deus defend!

daivarela

1 comentários:

Obrigado pelo convite. Foi muito agradável. Pena não ter estado mais gente, principalmente estudantes. Seja como for, vocês estão de parabéns. E são a minha escolha para o Café da Semana, lá no Margoso. Vão ver. Abraço, JB