Os discentes do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona de Cabo Verde Baltasar Lopes, antecipando temas que suscitam preocupações, dúvidas ou que sejam de seu interesse profissional, levam a cabo uma série de palestras e debates.
É assim que chegam, por mãos da comissão dos discentes do primeiro ano do referido curso, as duas primeiras palestras dessa série – a primeira realizada ontem, 12 de Junho, sob o tema “Blogosfera versus Jornalismo” e uma nova a ser realizada no próximo dia 16 de Junho sob o tema “Língua Cabo-verdiana e ALUPEC”, sendo esta última proferida pelo Docente da ULCV, Mestre Jair Sancha.
A palestra “Blogosfera versus Jornalismo” foi ministrada pelo Dr. João Branco, Licenciado em Gestão de Património e Projectos Culturais, actualmente presidente da Associação Artística e Cultural Mindelact, Blogger e dono do mais consultado blog cabo-verdiano “Café Margoso” e pela Dra. Matilde Dias, Licenciada em Comunicação Social/Jornalismo, autora do já interrompido blog “Lantuna” actualmente jornalista da TCV.
O mundo de hoje, em que se fala sobretudo em era digital, a informação tornou-se em algo mais globalizado e globalizante. A notícia continua a ser sempre notícia, mas o seu tratamento deixou de ser o que era. Os blogs vieram para ficar e não estão presos a regras pré-estabelecidas (embora sejam obrigados a ter em conta certas regras ditadas pelo google blogger, pela wordpress e outras plataformas online), nem a códigos deontológicos. O facto é que a era do jornalismo se preocupar com as blogosferas está ultrapassada e são vários os jornalistas que possuem seus próprios blogs pessoais.
Numa apresentação descontraída e enriquecida com vários exemplos práticos, comparações, dúvidas e vários anseios foram expostos pelos alunos e prontamente debatidos com os palestrantes que fizeram questão de trazer à tona situações que se possam classificar ambíguas ou de futura preocupação para os futuros profissionais da área.
Perderam aqueles que não compareceram a tão interessante e pertinente palestra. Do Curso de Ciências da Comunicação só estiveram os discentes do 1.º ano um discente do 2.º ano, alguns alunos doutros cursos, uma docente do 2.º ano e uma das coordenadoras da ULCV. Contudo, longe do protagonismo, a organização conseguiu atingir o seu principal objectivo que é o de fazer com que os discentes de Comunicação participem de temas actuais e de interesse público, cumprindo uma óbvia obrigação de divulgar a actividade universitária e exercendo a sua cidadania, independentemente de terem ou não apoio psicológico, técnico e/ou financeiro.
Texto e Fotos
Comunicare - ULCV
0 comentários:
Enviar um comentário