Aconteceu na quinta-feira (21) no Auditório da Universidade Lusófona de Cabo Verde Baltazar Lopes da Silva, uma palestra intitulada Melhor Planeamento e Ordenamento do Território.
Um dos principais problemas do Mindelo, no que toca ao planeamento urbano, é "alguma construção selvagem".
O alerta é do português Noé Duarte, que deu ontem, 21 de Janeiro, uma conferência na Universidade Lusófona de Cabo Verde - Baltasar Lopes da Silva.
O novo Plano Director Municipal (PDM) da ilha "há de repor a legalidade", afirmou o engenheiro.
Recorde-se que o processo de revisão do PDM de São Vicente está a decorrer, a cargo de um consórcio formado pelas empresas Cese (Cabo Verde) e Diâmetro (Portugal).
E ontem, este foi um dos temas da conferência "Melhor Planeamento e Ordenamento do Território é possível: contributos para o modelo de Planeamento e Ordenamento do Território em São Vicente".
E Noé Duarte, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, defendeu a importância das correcções torrenciais.
"Vimos há pouco tempo as ruas do Mindelo transformadas em rios, com um leito estreito, que não consegue fazer o escoamento da água", lembrou.
Por outro lado, Duarte falou do "ciclo vicioso" ligado ao "problema grave de falta de água".
"Quando não chove, não há água. Quando chove, também não há água", explicou.
"As bacias de retenção que havia desapareceram porque não houve obras de manutenção. E o Mindelo tem um excesso de impermeabilização dos solos, o que impede a recarga dos lençóis freáticos", lamentou o docente.
"É fácil fazer bacias de retenção. O mais difícil é fazer com sustentabilidade, prevendo a manutenção dessas estruturas. Senão, em dois, três anos, já não servem de nada", concluiu.
22-1-2010, 17:42:49
VQ,
Expresso das IlhasUNIVERSIDADE LUSÓFONA ORGANIZA PALESTRA SOBRE PLANEAMENTO E TERRITÓRIO
|
A palestra foi proferida por Noé Duarte |
Mindelo, 22 Janeiro - A Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV) realizou uma palestra com o tema “melhor planeamento e ordenamento do território é possível” proferida por Noé Duarte.
A palestra procurou abordar os contributos para o modelo e planeamento e ordenamento do território, em São Vicente.
O administrador da ULCV, Montenegro Fiúza, sublinhou a pertinência desse tema para a actualidade, não só para São Vicente, dizendo ser importante que as universidades acompanham o ritmo e os assuntos de desenvolvimento das sociedades.
A Presidente da Câmara de S. Vicente, Isaura Gomes, mostrou-se satisfeita com o evento que coincide com as festividades do município, afirmando ser o tema discutido “complexo, multifacetado e multidisciplinado”, ao mesmo tempo que convidou os organizadores a levarem mais eventos do género a Mindelo para debates.
NDelgado, Liberal Online