Uma das causas apontadas para menos vestibulandos interessados em Jornalismo é o número de opções relacionadas à comunicação. Muitos com vocação para cinema e fotografia, por exemplo, acabavam no curso por falta de opção. Existem alguns cursos de graduação e de tecnologia que podem estar por trás do fenômeno.
Graduação
* Cinema/Produção Audiovisual
Elabora e produz audiovisuais artísticos, jornalísticos e documentais para cinema, TV e vídeo. Pode atuar ainda com animação e games. O setor audiovisual (cinema, publicidade e TV) cresce no país, com boas perspectivas para os formandos. O Rio Grande do Sul é um dos polos na área.
* Comunicação Digital
Usa as diferentes linguagens digitais para propor soluções na área da comunicação.
O profissional pode ainda gerenciar negócios ou trabalhar em pesquisa. O mundo digital favorece novas carreiras e oportunidades no campo da comunicação. Há mercado na produção jornalística para desenvolver projetos gráficos e no processo de conservação de produtos culturais e de informação para o meio digital (editoração).
* Produção Editorial
Determina o tipo e o tamanho de letras, o papel e as cores, a paginação, as fotos e ilustrações. Estabelece a tiragem, a época de lançamento e a distribuição de uma publicação. Para isso, supervisiona o processo de produção, controla prazo e orçamento. Pode desenvolver e coordenar projetos editoriais nas mídias impressa, eletrônica e digital. A área de atuação é bastante ampla com a expansão de setores como o didático e o religioso.
Tecnológicos
* Comunicação Institucional
Atua administrando a comunicação institucional e mercadológica da empresa visando à sintonia de interesses com públicos interno e externo. Previsto para os mais diversos setores da economia na área da comunicação em assessoria de imprensa, setores de marketing e administração.
* Design Gráfico
Propõe soluções criativas e inovadoras com o domínio da linguagem e de técnicas que facilitam o processo de produção de livros, páginas de jornal, revistas e publicações e mensagens visuais. A comunicação visual exige capacidade para o uso de materiais, processos e tecnologias.
* Fotografia
Opera equipamentos fotográficos e utiliza técnicas de produção para captar imagens analógicas e digitais. O profissional atua de forma autônoma prestando serviços ou como empregado em estúdios, assessorias de comunicação, instituições de ensino. Pode trabalhar com arquitetura, moda, sociedade, entre outras.
* Produção Audiovisual
Atua na realização de obras de ficção e documentários, tendo como suportes a película cinematográfica e os meios eletrônicos e digitais. O Estado é o terceiro polo de produção audiovisual do Brasil. Nos últimos 20 anos, filmes, vídeos e programas de TV produzidos no Estado conquistaram o respeito da crítica, um bom espaço no mercado nacional.
Fonte: www.mundovestibular.com.br
0 comentários:
Enviar um comentário