segunda-feira, Maio 04, 2009

Como fazer um Resumo




Conceito

O resumo é uma forma de reunir e apresentar por escrito, de maneira concisa, coerente e frequentemente selectiva, as informações básicas de um texto pré-existente. É a condensação de um texto, pondo-se em destaque os elementos de maior interesse e importância.



Aproveita e visita: www.daivarela.blogspot.com para encontrares mais dicas super-divertidas.


Finalidade

Difundir as informações contidas em livros, artigos ou outros documentos;
Auxiliar o (a) estudante e / ou o profissional nos seus estudos teóricos.


Características
- Apresentar, de forma sucinta, o assunto;

- Ser selectivo, não repetir todas as ideias;

- Evitar transcrições; quando o fizer, apresentá-las entre aspas;

- Respeitar a ordem das ideias apresentadas;

- Empregar linguagem clara, ser fiel às ideias do autor e empregar expressões do texto só quando se fizer necessário;

- Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz activa;

- Ser composto de uma sequência de frases interligadas e não de uma enumeração de tópicos;

- Ser precedido de referência bibliográfica;

- Deve-se evitar o uso de vários parágrafos no desenvolvimento do resumo, à excepção da resenha. (Resumo crítico, recensão crítica ou resenha crítica).

- Corresponder, em geral, a 1/3 do original:

a) notas e comunicações devem ter até 100 palavras;
b)monografias e artigos até 250 palavras;
c)relatórios e teses até 500 palavras


Técnicas que facilitam a redação do resumo

a) Sublinhar: colocar em destaque as ideias principais, as palavras-chave e os pormenores importantes. Não sublinhar por ocasião da primeira leitura. Reconstruir o parágrafo a partir das palavras sublinhadas.

Sublinhar com dois traços as palavras-chave da ideia principal e com um único traço os pormenores importantes. Assinalar com uma linha vertical, à margem do texto, as passagens

b) Esquematizar: evidenciar o esqueleto da obra (organização lógica do texto, interpretação das ideias). Dar títulos e subtítulos às ideias, pondo-as em destaque na margem (após a leitura da obra completa). Adoptar o sistema de chavetas, setas, colunas para separar as divisões sucessivas. Usar o sistema de numeração progressiva, números, algarismos romanos, letras maiúsculas para indicar as divisões sucessivas.Usar alguns símbolos, abreviações convencionais para facilitar a apreensão rápida das ideias, como = (igual), # (diferente),-----(para indicar “conduz a”). Elaborar gráfico do tipo organograma, fluxograma e outros mais significativas e assinalar com um sinal de interrogação, à margem, os pontos de discordância ou não entendimento.


Dicas para resumir

1. Leitura inicial atenta para entender o assunto em questão;

2. Leituras subsequentes para seleccionar as ideias principais do texto, pontuando o que for mais relevante;

3. A primeira coisa que deve ser escrita no resumo é a referência bibliográfica do texto-base. Faça um cabeçalho e escreva a referência completa;

4. Procure ser fiel ao texto original, buscando reproduzir as ideias do autor, mesmo quando estiver usando as suas próprias palavras;

5. Destaque a ideia principal do texto e os detalhes mais importantes;

6. Sublinhe o texto. Mas faça isso sempre numa segunda ou terceira leitura;

7. Resumir cada parágrafo;

8. Verificar se está havendo coerência e sequência lógica entre os parágrafos resumidos, para fazer os ajustes necessários;

9. Grifar as palavras-chave que envolvem as ideias fundamentais;

OBS.: O resumo não é um comentário crítico; você deve ater-se às ideias do autor, sem emitir sua opinião, por isso as ideias do resumo devem ser fiéis às expostas no texto original.



Tipos de resumo

O resumo tem várias utilizações. Isto significa, também, que existem vários tipos de resumo. Você irá encontrar resumos como parte de uma monografia, de um artigo, em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por isso, antes de fazer um resumo, você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito.

Resumo indicativo ou descritivo
Também conhecido como abstract (resumo, em inglês), este tipo de resumo apenas indica os pontos principais de um texto, sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos etc. Um bom exemplo deste tipo de resumo são os resumos de artigos científicos.


Resumo informativo ou analítico
Este tipo de resumo informa o leitor sobre outras características do texto. Um resumo informativo, no caso de um relatório de pesquisa, não diria apenas de que trata a pesquisa (como seria o caso do resumo indicativo), mas informaria também as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos.

Informa o conteúdo e as principais ideias do autor; mostra os objectivos e o assunto, os métodos e as técnicas, os resultados e as conclusões. Não apresenta, também, julgamentos de valor e comentários pessoais.


Resumo crítico ou resenha
 Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é um resumo crítico.

 Este é, provavelmente, o tipo de resumo que você mais terá de fazer a pedido de seus professores ao longo do seu curso. O resumo crítico é uma redacção técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária.

 Formula um julgamento de valor, interpreta o texto original, avaliando-o e comparando-o a outros.


Recapitulando:

 É uma apresentação sintética e selectiva das ideias de um texto, ressaltando a progressão e articulação delas. Nele devem aparecer as principais ideias do autor no texto.

 O resumo tem por objectivo dar uma visão rápida ao leitor, para que ele possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro.


Em geral um bom resumo deve ser:

a) Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários.

b) Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto.

c) Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as ideias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.


Para finalizar:

 Trata-se de um processo de extracção de ideias de um determinado texto ou de uma determinada obra literária. Não se trata de redução do conteúdo do texto e sim de uma sintetização das idéias usando o vocabulário de estudante.



Outras informações

 O acto de resumir textos objectiva instrumentalizá-lo a fim de que você possa, ao ler, apreender aquilo que realmente é essencial.

 Ao resumir o texto, você vai expor, em poucas palavras, o que o autor expressou de uma forma mais longa.

 Assim, deve saber discernir do secundário e relacionar as idéias entre si, de uma forma sintética.

 Aprendendo a resumir, você terá mais facilidade ao estudar as diferentes disciplinas, uma vez que saberá encontrar num texto as idéias mais relevantes.




21 comentários:

As suas informações foram de grande ajuda para mim.Muito obrigada.
Orany

Gostei muito da informações!
Vou colocar em prática jájá!

AGRADEÇO-TE POR ME FORNECER ACEPÇÕES CAPAZES DE APROFUNDAR NO ASSUNTO:RESUMO.
GRATO.
RAIMUNDO SILVA

Suas informações estão claras e objetivas. Parabéns!

Muito obrigado pelas dicas, foi de muita importancia para mim...(continue nos ajudando..)

obrigado.as informações foram uteis de mais a mim

otimas ideias foram postadas aqui, valeu mesmo!!

Me ajudou muito...
Parabéns pelo projeto.
Obrigado

Muito bom o material ... parabéns !!

Excelente explanação sobre o assunto,bem didática e objetiva,me ajudou bastante.Muito obrigada e parabéns!

Obrigado pelas dicas aqui explanadas. Foi de muita valia suas especificações quanto aos tipos de resumos. Abraços

Profº. Weslley C. Oliveira

Maravilhoso esclarecimento,
pondo essas técnicas em prática
terei imensa facilidade ao escrever
os resumos de meus artigos, etc.
Valeu!
Alexandro.

Adorei o esclarecimento ajudou bastante.
Marília.

obrigada pelas dicas, concerteza irão me ajudar bastante!!!!!!!!!

foi de grande valia para min como aluna da 1 fase de turismo e gestao em turismo

foi de grande valia para min como aluna da 1 fase de turismo e gestao em turismo

Nossa! adorei,acredite que ja estou no segundo ano da graduação e não tinha compreendido ainda o que é importante em um resumo.
Obrigada vc salvou minha alma antes do TCC grata Maria da Cruz

muito complicado, não estou lhe criticando , mas é que não consigo me concentrar estou na sétima série , e gostaria de aprender a fazer um resumo porque quero mesmo, nenhum professor mandou eu fazer , mas gostaria muito , só que não sei o significado da maioria das palavras , procuro os sign. mas não consigo entender mto, claro que não sou tão burra assim , tentei e tentei entender algumas coisas que até consegui, mas não sei não sou inteligente , e não sei oque posso fazer , me ajudem por favor!!!

meu e-mail ns.nicole@hotmail.com

Sua explicação foi clara e facilitou e muito à compreensão em relação ao resumo. é de grande valia esse mecanismo de ajuda. Parabéns por vc ser ativo e não passivo. Continue sempre clareando as ideias de todos que necessitam de ajuda.
Att
Nanci

parabéns, sua explicação é bastante clara e objetiva, essencial para acadêmicos que procura esclarecimento.