quarta-feira, maio 27, 2009

Síntese dos Caps. I a VIII de "Chiquinho"


Universiade Lusófona de Cabo Verde Baltasar Lopes
Licenciatura em Ciências da Comunicação - 1.º ano
Disciplina: Metodologia de Analíse do Texto e Discurso

Docente: Dr. Carlos A. Delgado

Discentes: Anderson Andrade
Janine Medina
Stevenn Silva


Índice

1. Nota Introdutória
2. Síntese da primeira parte do romance Chiquinho-Capítulos 1-8
3. Conclusão
4. Referências bibliográficas



1. Nota Introdutória

No âmbito da disciplina Metodologia de Analise do Discurso e do Texto, o docente entregou a grupo a tarefa de fazer uma síntese dos oitos primeiros capítulos da primeira parte do romance cabo-verdiano Chiquinho intitulada Infância. Este trabalho tem a finalidade de observar se os nossos conhecimentos acerca deste tema foram sintetizados.


2- Síntese da primeira parte do romance Chiquinho - Capítulos 1- 8

Capítulo 1

Este capítulo centra-se a volta da infância vivida por Chiquinho na sua terra natal; São Nicolau. Ele refere em que condição foi construída a casa em Caleijão, com também acontecimentos ocorridos no seio familiar (partida do seu pai para América, responsabilidade da mãe na criação dos filhos, a doença da avó e as aventuras dos meninos na casa desaguada.

Capítulo 2

Ele refere principalmente a seca ocorrida em 1915, realçando-se como motivo do embarque do pai para América no intuito de procurar uma vida melhor para o sustento da família, além disso a morte da irmã. Também ele recorda com tristeza a partida do mesmo e a influência deste no seio da comunidade de Caleijão, apesar de não possuir qualquer formação académica.

Capítulo 3

Este capítulo baseia-se nas histórias contadas nos serões pela contadeiras, com abordagem da figura ilustre desta noites; Nha Rosa Calita uma velha com aspecto de Camões por lhe faltar um olho. Contudo estas histórias continham lições da vida moral, servidas de ensinamento para os meninos.

Capítulo 4

Com base na leitura o quarto capítulo centra a sua atenção em Pitra Marguida afilhado do pai de Chiquinho, era um homem trabalhador, criador dos animais, sobretudo a sua maneira de ser. Na ausência do padrinho era considerado o homem da casa. Por outro lado a uma razão pela qual este abandonou a casa do padrinho, quando Zepinha (animal) engravidou, por esta razão houve uma zanga de Pitra e Mamãe.

Capítulo 5

Este capítulo traduz-se em três ideias chaves; a amizade de Chiquinho com Nhô Chic´Ana, amigo da família, no qual a sua avó e Nhô Chic´Ana faziam recordações dos tempos antigos, assim como o arrependimento de Nhô Chic´Ana à troca a vida de marinheiro para ser agricultor.

Capítulo 6

O auto neste capítulo fala de Toi Mulato, um rapaz humilde e que cativava o gosto pela paz e harmonia entre os amigos. Este amigo de Chiquinho era diferente dos outros meninos, pois estava atento as histórias de Nhõ João Joana, e o sonho deste em ter uma tatuagem no peito igual ao de Nhõ João Joana.


Capítulo 7

Faz-se referência do surto de duas doenças, Ventona e Cólera, que assolaram a ilha provocando muitos mortos e fuga da população para outras regiões. Outro assunto é a escravatura relatada neste capítulo, um período onde muitos negros aportaram nesta ilha, e com a lei de alforria muitos foram aqueles que prosperam com a sua liberdade, por outro lado aqueles que morreram miseráveis.

Capítulo 8

O autor fala dos seu tio Joca quando vinha à Caleijão, visitar os parentes nunca deixando de lado as suas travessuras, o que deixava a mãe deste furiosa. Desta vez ele trouxe consigo um rapaz para receber a bênção da avó, mas esta ralava-se por seu filho ter muitos filhos. O assunto importante neste capítulo foi a bebedeira do tio que não parava, e família não querendo ver Joca nesta situação, deitaram-lhe algo na bebida de modo que ele deixa-se esta vida, mas ao aperceber desta situação pegou no filho e saiu em direcção à Praia Branca apesar de deixar de lado a bebida.


3. Conclusão

Concluímos que ao longo desses oito capítulos o autor realça informações da sua vida quotidiana vivida em Caleijão; sobretudo a infância passada numa casa construída pelo avô, além das brincadeiras com os amigos. É de realçar a partida do pai para E.U.A, e os anos de fome e doenças que assolaram a ilha.
E para realização deste trabalho foi necessário aprofundar o conceito de síntese de modo a elaborar um trabalho com clareza e concessão. A síntese por ser uma reprodução de um resumo do texto, tentou-se expressar os assuntos importantes dos capítulos acima referidos.


4. Referências bibliográficas

LAMAS, Estela Pinto Ribeiro, PINTO, Jorge Alexandre, SILVA, Maria da Lourdes Borges (Setembro 2007), Técnicas de Expressão oral e escrita- A Síntese, Instituto Superior de Línguas Portuguesas, Setembro de 2007 

LOPES, Baltasar, Chiquinho, Edições Calabedotche, São Vicente, Dezembro de 1997

0 comentários: