terça-feira, maio 26, 2009

Sustentabilidade Tecnólogica

Arlinda Peixoto (arlinda.almeida@gmail.com) é Directora Geral e sócia da ADA Soluções (www.portalada.cv/arlindapeixoto) e leciona no domínio da Consultoria Informática na UniCV


Licenciou em Engenharia Informática no Brasil e fez Pós-Graduação em Admnistração de Negócios no ISCTE (Portugal)

Actualmente faz Mestrado em Gestão de Segurança de Informação numa universidade de Salvador da Baía (Brasil)

A crescente utilização das TICs aplicadas à gestão é, sem dúvida, uma clara evidência de que as organizações estão buscando, através dos sistemas on-line, uma ferramenta eficaz para atingir uma gestão com bons resultados.

Uma das mais básicas ferramentas que possibilitou esta evolução foi a utilização de base de dados únicas, para servirem de base a diferentes softwares de gestão, eliminando redundâncias ou falta de integridade de dados.

Porém, além de uma eficiente base de dados, as organizações têm se deparado com um número cada vez maior de softwares alimentando tais bases de dados, o que tem dispersado, muitas vezes, informações e até mesmo gerado discordâncias, ou discrepâncias, quando é feita uma consulta a um mesmo item e são encontradas duas ou mais respostas diferentes, inclusive contraditórias.

Dessa forma, com o aumento dos sistemas de informações bem como de sua complexidade, o planeamento e a sistematização na sua construcção ganham cada vez mais importância neste ambiente de tantos recursos computacionais, que inclui a integração de sistemas. As PMEs têm enfrentado a necessidade de gerir bem suas informações no que diz respeito às suas despesas e aos seus recursos. O próprio Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), implementado recentemente em Cabo Verde, fez com que um novo modelo de gestão fosse necessário. Para tanto, porém, é necessário um planeamento e uma verdadeira programação para uma maior organização.

A visualização e a sistematização das aplicações financeiras são extremamente importantes para que se possa projectar um montante financeiro para capitalizar uma implementação das NTICs.

Por outro lado, além de apresentar uma abordagem quantitativa (financeira) um planeamento dessa natureza precisa especificar “quais” são os sistemas que podem trazer a melhoria com tecnologias que visam à agilização da gestão ao menor custo possível.

Softwares como Data Warehouse (DW) e Business Intelligence (BI) são complementos importantes para o conjunto de sistema, que já apresentam suas bases de dados formadas, porém falta refinamento, padronização e edição dos dados para uma possível tomada de decisão acertada por parte dos gestores.

Para viabilizar esse processo, é extremamente importante a elaboração de um PETI, que é a base para identificar todos os recursos necessários para uma boa implementação dos referidos sistemas. Por isso, os vários sistemas que precisam ser incorporados à gestão de uma empresa devem ser implantados de forma harmoniosa com os demais sistemas.

Grande parte das empresas já possui alguns sistemas, sendo o principal o de gestão, porém nota-se ainda uma falta de integração não somente dos sistemas em si, mas dos processos como um todo.

Por isso são apresentados alguns componentes do modelo proposto neste artigo, entre eles o Sistema Gerenciador de Base de dados (SGBD), Sistema de Gestão, Sistema de Comunicação, Enterprise Integration Aplication (EAI), Data Warehouse e BI para Gestão Empresarial.

Fonte: www.nhaterra.com.cv

0 comentários: