1º Semestre/2º Ano
Carga Horária: 3h Semanais
Docente: Isabel Lobo
Competências:
-Permitir o domínio dos momentos essenciais da história dos meios de comunicação;
-Identificar os principais paradigmas no pensamento das mediações; reconhecer as figurações da tecnologia; definir os principais conceitos ligados a uma teoria da tecnologia; analisar os conceitos de meios, mediação, técnica, tecnologia, relação, «agir vs. fazer», «mediato vs. Imediato».
Programa:
Introdução: O que é uma Teoria dos Média?
I Parte-A Comunicação na Era da Informação: Tendências e Problemáticas
a) Informação vs Comunicação
b) A Comunicação na Era da Informação: Enunciado dos Principais Paradigmas
c) Informação vs Conhecimento
II Parte: Do Paradigma da Voz e da Escrita para o da Imagem: «Gramofone, Filme e Máquina de escrever» (Kittler)
1.Em torno da figuração da escrita: A aventura da(s) Escrita(s)
a) «A escrita reestrutura a Consciência» (Walter Ong) e é uma tecnologia.
b) Diacronia do Discurso e do Texto na Cultura Ocidental
2.A Imprensa
2.1 Os primeiros passos. Do nascimento da escrita à invenção da imprensa.
2.2. De Gutenberg à imprensa industrial. Os primeiros livros. Imprensa e espaço público.
2.3. Factores que condicionam o desenvolvimento da imprensa no Séc. XIX. O nascimento da imprensa industrial, a sua lógica de funcionamento e a génese da imprensa moderna.
2.4. A Imprensa no séc. XX.
2.4.1. Aspectos principais da evolução. Os tablóides. O jornalismo de interpretação. Newsmagazines. Revistas especializadas.
2.4.2. Grandes linhas de transformação da imprensa no séc. XX: diversificação, variedade, enriquecimento temático; modernização inovações tecnológicas e processos de concentração.
3. O cinema a rádio, a televisão e a Internet: Dos primeiros passos ao início de uma estratégia industrial e à consolidação de novos média. Os meios tradicionais perante os novos meios digitais
4. Os videojogos como Novo Média.
III Parte: Para uma Teoria dos Média
1) Experiência e medialidade:
a) A relação como unidade mínima de experiência.
b) Interiorização e variabilidade dos pólos na mediação.
c) Os meios e a sua determinação.
2). A técnica no quadro das mediações:
Introdução: A técnica e a redefinição da imagem do Homem.
2. 1. Primeiros conceitos:
a) Noção de mediação.
b) Representação, simulação
c) Mediação como tradução.
d) Imediato/mediato.
e) Experiência como meio.
2.2. Da experiência como medium absoluto. A questão da articulação da técnica:
a) Com a linguagem.
b) Com a história.
c) Com o corpo.
Conclusão: as propostas de M. McLuhan e R. Debray.
BIBLIOGRAFIA
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1985.
APPADURAI, Arjun. Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa: Teorema, 1996.
BARBERO, M. Jesús. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, Dênis (Org). Por uma outra comunicação: Mídia, Mundialização Cultural e Poder. 2ª ed..Rio de Janeiro: Record, 2004.
______. Dos Meios às Mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1999.
______. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar , 2000.
BECK, Ulrick. Qué es la Globalización? Falacias del globalismo, respuestas a la
globalización. Barcelona: Paidós, 1998.
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______. Problemas da poética de Dostoiévski. 3ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária,
2005.
BENJAMIM, Walter. A obra de arte da época de suas técnicas de reprodução. In:
BENJAMIM, Walter; HORHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W; HABERMAS, Jürgen.
Textos escolhidos (Os Pensadores). São Paulo: Abril, 1980.
BOLAÑO, César. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec/Polis, 2000.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BOBBIO, Noberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política – de I a Z. Vol. Dois. 5ªed. Brasília: UnB, 2000.
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______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
______. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 10ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
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Paulo: Perspectiva, 2005.
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Estratégias. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 1991.
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______. Para que “nova ordem mundial da informação”. In: MORAES, Dênis (Org). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
-Permitir o domínio dos momentos essenciais da história dos meios de comunicação;
-Identificar os principais paradigmas no pensamento das mediações; reconhecer as figurações da tecnologia; definir os principais conceitos ligados a uma teoria da tecnologia; analisar os conceitos de meios, mediação, técnica, tecnologia, relação, «agir vs. fazer», «mediato vs. Imediato».
Programa:
Introdução: O que é uma Teoria dos Média?
I Parte-A Comunicação na Era da Informação: Tendências e Problemáticas
a) Informação vs Comunicação
b) A Comunicação na Era da Informação: Enunciado dos Principais Paradigmas
c) Informação vs Conhecimento
II Parte: Do Paradigma da Voz e da Escrita para o da Imagem: «Gramofone, Filme e Máquina de escrever» (Kittler)
1.Em torno da figuração da escrita: A aventura da(s) Escrita(s)
a) «A escrita reestrutura a Consciência» (Walter Ong) e é uma tecnologia.
b) Diacronia do Discurso e do Texto na Cultura Ocidental
2.A Imprensa
2.1 Os primeiros passos. Do nascimento da escrita à invenção da imprensa.
2.2. De Gutenberg à imprensa industrial. Os primeiros livros. Imprensa e espaço público.
2.3. Factores que condicionam o desenvolvimento da imprensa no Séc. XIX. O nascimento da imprensa industrial, a sua lógica de funcionamento e a génese da imprensa moderna.
2.4. A Imprensa no séc. XX.
2.4.1. Aspectos principais da evolução. Os tablóides. O jornalismo de interpretação. Newsmagazines. Revistas especializadas.
2.4.2. Grandes linhas de transformação da imprensa no séc. XX: diversificação, variedade, enriquecimento temático; modernização inovações tecnológicas e processos de concentração.
3. O cinema a rádio, a televisão e a Internet: Dos primeiros passos ao início de uma estratégia industrial e à consolidação de novos média. Os meios tradicionais perante os novos meios digitais
4. Os videojogos como Novo Média.
III Parte: Para uma Teoria dos Média
1) Experiência e medialidade:
a) A relação como unidade mínima de experiência.
b) Interiorização e variabilidade dos pólos na mediação.
c) Os meios e a sua determinação.
2). A técnica no quadro das mediações:
Introdução: A técnica e a redefinição da imagem do Homem.
2. 1. Primeiros conceitos:
a) Noção de mediação.
b) Representação, simulação
c) Mediação como tradução.
d) Imediato/mediato.
e) Experiência como meio.
2.2. Da experiência como medium absoluto. A questão da articulação da técnica:
a) Com a linguagem.
b) Com a história.
c) Com o corpo.
Conclusão: as propostas de M. McLuhan e R. Debray.
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MELO, José; SATHLER, Luciano (Orgs.). Direitos à Comunicação na Sociedade da
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INTERVOZES. Relatório da pesquisa - O direito à comunicação no Brasil: (versão final). São Paulo: Intervozes, 2005.
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LIMA, Paulo Henrique. Sociedade da Informação, Democracia e Igualdade. In: LIMA, Paulo Henrique; SELAIMEN, Graciela. Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Rits, 2004.
LIMA. Venício A.D. Mídia, Teoria e Política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
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Paulo: Perspectiva, 2005.
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