quinta-feira, outubro 29, 2009

Programa de Teoria dos Média (Provisório)

1º Semestre/2º Ano
Carga Horária: 3h Semanais
Docente: Isabel Lobo

Competências:
-Permitir o domínio dos momentos essenciais da história dos meios de comunicação;
-Identificar os principais paradigmas no pensamento das mediações; reconhecer as figurações da tecnologia; definir os principais conceitos ligados a uma teoria da tecnologia; analisar os conceitos de meios, mediação, técnica, tecnologia, relação, «agir vs. fazer», «mediato vs. Imediato».

Programa:

Introdução: O que é uma Teoria dos Média?

I Parte-A Comunicação na Era da Informação: Tendências e Problemáticas
a) Informação vs Comunicação
b) A Comunicação na Era da Informação: Enunciado dos Principais Paradigmas
c) Informação vs Conhecimento

II Parte: Do Paradigma da Voz e da Escrita para o da Imagem: «Gramofone, Filme e Máquina de escrever» (Kittler)

1.Em torno da figuração da escrita: A aventura da(s) Escrita(s)
a) «A escrita reestrutura a Consciência» (Walter Ong) e é uma tecnologia.
b) Diacronia do Discurso e do Texto na Cultura Ocidental

2.A Imprensa
2.1 Os primeiros passos. Do nascimento da escrita à invenção da imprensa.
2.2. De Gutenberg à imprensa industrial. Os primeiros livros. Imprensa e espaço público.
2.3. Factores que condicionam o desenvolvimento da imprensa no Séc. XIX. O nascimento da imprensa industrial, a sua lógica de funcionamento e a génese da imprensa moderna.
2.4. A Imprensa no séc. XX.
2.4.1. Aspectos principais da evolução. Os tablóides. O jornalismo de interpretação. Newsmagazines. Revistas especializadas.
2.4.2. Grandes linhas de transformação da imprensa no séc. XX: diversificação, variedade, enriquecimento temático; modernização inovações tecnológicas e processos de concentração.

3. O cinema a rádio, a televisão e a Internet: Dos primeiros passos ao início de uma estratégia industrial e à consolidação de novos média. Os meios tradicionais perante os novos meios digitais

4. Os videojogos como Novo Média.

III Parte: Para uma Teoria dos Média
1) Experiência e medialidade:
a) A relação como unidade mínima de experiência.
b) Interiorização e variabilidade dos pólos na mediação.
c) Os meios e a sua determinação.

2). A técnica no quadro das mediações:
Introdução: A técnica e a redefinição da imagem do Homem.
2. 1. Primeiros conceitos:
a) Noção de mediação.
b) Representação, simulação
c) Mediação como tradução.
d) Imediato/mediato.
e) Experiência como meio.
2.2. Da experiência como medium absoluto. A questão da articulação da técnica:
a) Com a linguagem.
b) Com a história.
c) Com o corpo.
Conclusão: as propostas de M. McLuhan e R. Debray.


BIBLIOGRAFIA

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1985.

APPADURAI, Arjun. Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa: Teorema, 1996.

BARBERO, M. Jesús. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, Dênis (Org). Por uma outra comunicação: Mídia, Mundialização Cultural e Poder. 2ª ed..Rio de Janeiro: Record, 2004.

______. Dos Meios às Mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1999.

______. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar , 2000.

BECK, Ulrick. Qué es la Globalización? Falacias del globalismo, respuestas a la
globalización. Barcelona: Paidós, 1998.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
______. Problemas da poética de Dostoiévski. 3ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária,
2005.

BENJAMIM, Walter. A obra de arte da época de suas técnicas de reprodução. In:

BENJAMIM, Walter; HORHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W; HABERMAS, Jürgen.
Textos escolhidos (Os Pensadores). São Paulo: Abril, 1980.

BOLAÑO, César. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec/Polis, 2000.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOBBIO, Noberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política – de I a Z. Vol. Dois. 5ªed. Brasília: UnB, 2000.

BRASIL. Constituição Federal. In: GOMES, Luiz Flávio (org). Constituição Federal,
Código penal, Código de processo Penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

BRECHT, Bertold. Teoria do rádio (1927 – 1932). In: MEDITSCH, Eduardo (org). Teorias do Rádio: textos e contextos – Volume I. Florianópolis: Insular, 2005.

BRETON, Philip. A Utopia da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget. 1992.

SANT’ANNA BITELLI, Marcos Alberto. Coletânea de Legislação de Comunicação
Social. 5ªed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. 160

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da
globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, Universitária, 1996.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos Direitos Humanos. São Paulo:
Saraiva, 2003.

DOWNING, D.H. John. Mídia Radical – Rebeldia nas Comunicações e Movimentos
Sociais. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.

ENCONTRO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, 2005, Brasília. Carta de Brasília.
Disponível em: www.crisbrasil.org.br. Acesso em: 10 set. 2006.

EDGAR, Andrew; SEDGWICK, Peter. Teoria Cultural de A a Z – conceitos chave para
entender o mundo contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2003.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. Elementos para uma Teoria dos Meios de Comunicação. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003.

EPSTEIN, Isaac. Ciência, poder e comunicação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio
(orgs.). Método e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

FARIAS, Edílson. Liberdade de Expressão e Comunicação – Teoria e proteção
constitucional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

FERREIRA, Aluízio. Direito à informação, Direito à comunicação: direitos fundamentais na constituição brasileira. São Paulo: Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1997.

FLECHA, Ramón. Por que Paulo é o principal pedagogo na atual sociedade da informação?. In: ARAÚJO FREIRE, Ana Maria (Org). A Pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Extensão ou comunicação? 12ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 10ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
______. Conscientização – Teoria e Prática da Libertação. 3ª ed. São Paulo: Centauro, 2005.

FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Pedagogia: diálogo e conflito. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FISHER, Desmond. O direito de comunicar: Expressão, informação e liberdade. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FOUCAUT, Michel. A Ordem do Discurso. 13ª. ed. São Paulo, Edições Loyola, 2006.

GIFREU, Josep. O Debate Internacional da Comunicação. Barcelona: Ariel Comunicação, 1986.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro, 2003.

______. Técnica e Ciência enquanto “Ideologia”. In: Os Pensadores, GRÜNNEWALD,
José Lino ... [et al]. 2ª ed. São Paulo: Abril S.A. Cultural, 1983.

HAMELINK, C.J.Direitos Humanos para a Sociedade da Informação. In: MARQUES DE

MELO, José; SATHLER, Luciano (Orgs.). Direitos à Comunicação na Sociedade da
Informação. São Bernado do Campo: UMESP, 2005.

INTERVOZES. Relatório da pesquisa - O direito à comunicação no Brasil: (versão final). São Paulo: Intervozes, 2005.

LÉVY, Pierre. Pela ciberdemocracia. In: MORAES, Dênis (Org). Por uma outra comunicação: Mídia, Mundialização Cultural e Poder. 2ª ed. .Rio de Janeiro: Record, 2004.

LINDE, Enrique; ORTEGA, Luis Ignácio ( orgs). El Sistema Europeo de Protección de los Derechos Humanos. Madrid: Civitas, 1979.

LIMA, Paulo Henrique. Sociedade da Informação, Democracia e Igualdade. In: LIMA, Paulo Henrique; SELAIMEN, Graciela. Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Rits, 2004.

LIMA. Venício A.D. Mídia, Teoria e Política. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

LINDGREN ALVES, José Augusto. Os Direitos Humanos na Pós-Modernidade. São
Paulo: Perspectiva, 2005.

MARQUES DE MELO, José. Teoria da comunicação: paradigmas latino-americanos.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1998

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã – Feuerbach – A Contraposição
entre as Cosmovisões Materialista e Idealista. São Paulo: Martin Claret, 2005.

MARX, Karl. A Questão Judaica e outros escritos. Buenos Aires: CS Edições, 1999.

MATTELART, Armand. A Comunicação – mundo – Histórias das Idéias e das
Estratégias. Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 1991.

______. História da sociedade da informação. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

______. A globalização da comunicação. 2ª ed. São Paulo: EDUSC, 2002.

______. Para que “nova ordem mundial da informação”. In: MORAES, Dênis (Org). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.

0 comentários: