O Mestre Tito Carvalho, Reitor da Universidade Lusófona Baltazar Lopes da Silva Cabo Verde, recebeu a COMMUNICARE para falar sobre início do ano lectivo 2009/2010 e as expectativas para o novo ano escolar. Caracterizado pelo seu optimismo e pelo seu amor ao ensino, o Reitor mostra-se empenhado no cumprimento da sua missão de preparar os futuros profissionais a integrar o mercado. “Não adianta ter excelentes professores, bons dirigentes, ter boas instalações se não formos capazes de formar bons profissionais e bons cidadãos”, afirma o Reitor.
Expectativas para o Novo Ano
Em relação as expectativas do Reitor para o ano lectivo que se iniciou, ele caracteriza-o como difícil e promissor. “Difícil porque faltou a perspectiva de que podia haver aulas em simultâneo nos três primeiros anos e por isso foi complicado oferecer aos aluno um horário nocturno, o que cria algum incoveniente mas foi feito um grupo de salvaguarda para os alunos que não conseguem assistir a pelo uma menos uma parte das aulas para que possam ter um acompanhamento e ter sua avaliação contínua”, explica-nos o Reitor que promete que “no próximo ano vai abrir outra vez a noite”.
Mas também o ano lectivo mostra-se promissor, segundo Carvalho, pois “as expectativas são grandes na medida em que as obras estão em fase terminal”
Novos Cursos
Para além dos seis cursos em vigor, a Universidade Lusófona Cabo Verde viu aprovados três novos cursos: os cursos de Design, Informática e Psicologia que deveriam ter entrado em vigor já este ano, “mas a autorização só chegou a onze de Agosto”, explica Carvalho.
Já está sendo tratado a questão de transformar os Bacharelatos em Licenciaturas, mas a razão para o optimismo do Reitor é o lançamento de Pós-graduação com acesso a Mestrado em protocolo com Universidades portuguesas, “que será nas áreas de Turismo de Gestão e de Direito e outras que a população de Cabo Verde disser que são necessárias”, declara.
Apostas para o Futuro
Para Carvalho, “o nosso maior desafio é o de reafirmar a nossa identidade”. Para isso a ULCV conta com a contratação do Doutor Daniel Medina que vem ajudar neste aspecto, “onde terá a responsabilidade de chefiar uma equipa que fará uma comunicação permanente da Instituição e uma divulgação durante o ano inteiro difundindo os acontecimentos da Universidade, algo que falhou no ano passado”, anuncia o Reitor.
“Esse ano será lançado a base de ensino à distância e o alargamento da Instituição e uma bibilioteca moderna não só em termos fisicos mas também com ligação a bibliotecas digitais”, promete Carvalho.
O Melhor Cartão da Universidade
O Reitor diz-se aberto a quaisquer projectos e em qualquer domínio, querendo alargar a acção da ULCV nos campos desportivos sociais e culturais.
O Reitor deixa uma mensagem aos alunos, “de que os veteranos continuem a trabalhar bem e melhor, tendo a perspectiva que a meta já está mais perto e que enquadram os mais novos porque da sua parte e dos outros dirigentes haverá sempre abertura.”
Para Carvalho, “os alunos são o melhor cartão da Universidade”, e “a apreciação que as outras pessoas vão fazer do nosso trabalho será o resultado daquilo que fizermos”, reitera.
“Isso é o que irá-se dizer da Universidade: A Universidade Lusófona Baltazar Lopes da Silva Cabo Verde será aquilo que forem os seus alunos”, termina o Reitor Tito Carvalho.
Entrevista por Hernany Delgado
0 comentários:
Enviar um comentário