sexta-feira, fevereiro 06, 2009

A VOZ





EXPRESSAR-SE COM A VOZ

Quando falamos, comunicamos nossas ideias e sentimentos não só com palavras. O que dizemos pode ser acompanhado de movimentos com os olhos, gestos com as mãos ou com todo o corpo. Desse modo, o que desejamos expressar fica mais claro e compreensível. Além disso, pronunciamos as palavras de uma forma especial. Isso nos permite comunicar sentimentos de alegria, tristeza, raiva, mistério, etc. Uma mesma frase pode adquirir sentidos muito diferentes de acordo com a forma de dizê-la, isto é, segundo os recursos que são empregados para obter uma determinada expressão. Esses recursos que podem ser usados tanto para falar como para cantar são chamados de propriedades do som.


PROPRIEDADES DO SOM:
Intensidade – sussurrar, falar ou cantar suave ou forte, gritar, ...
Duração – tempo lento e com pausas, rápido e agitado
Timbre – nasal, áspero, claro, ...
Altura – grave ou agudo


COMO FUNCIONA A VOZ?
O processo de fonação divide-se em 3 partes bem distintas. São elas:

1- Aparelho Respiratório
Pela inspiração os pulmões se enchem de ar e na expiração este ar é transformado em som ao passar pelas cordas vocais, fazendo-as vibrar.

2- Aparelho Fonador
O som é transformado em diferentes vogais ou sílabas ao passar pelos articuladores da boca.

3- Aparelho Ressonador
Este som é ampliado ao se dirigir para os ressonadores. A articulação é de extrema importância para fazer com que o som se dirija para os ressonadores e não para a garganta ou nariz.


Aparelho Respiratório
O ar é a energia geradora da voz tanto falada, quanto cantada; portanto o processo de respiração é fundamental para o desenvolvimento da voz. Ao inspirarmos devemos ter a consciência e o cuidado de não colocarmos o ar na parte superior dos pulmões, pois nesta área, a capacidade de armazenamento de ar é muito pequena e não existem músculos capazes de controlar a saída do ar. Portanto, é de extrema importância ter o domínio da respiração baixa, da respiração diafragmática nos dois momentos da respiração (inspiração e expiração), o diafragma é um músculo amplo e flexível que se encontra abaixo dos pulmões, separando o tórax do abdómen. Na inspiração dá-se um ligeiro abaulamento do abdómen, abaixamento do diafragma e um aumento da caixa torácica com o predomínio do afastamento das costelas inferiores. Na expiração, dá-se o esvaziamento dos pulmões. No momento da expulsão do ar, o abdómen vai-se contraindo, o diafragma comprime o pulmão como um fole, o ar atravessa a traqueia e, ao passar pela laringe provoca a vibração das cordas vocais produzindo a fonação entoada ou falada.


Aparelho fonador
É composto pela laringe e os articuladores (mandíbula inferior, lábios, palato mole, língua, dentes, alvéolos e o palato duro). O ar expelido dos pulmões é transformado em som ao passar pela laringe onde são localizadas as cordas vocais que vibram com a passagem do ar, produzindo o som. Quando estamos apenas respirando a glote se alarga permitindo a livre passagem do ar, sem contacto com as cordas vocais, portanto, sem produção sonora. A glote fecha-se para a fonação. Ao chegar na boca o som é transformado em fonemas pelos articuladores, que são órgãos influentes na qualidade da voz, brilho, cor e sonoridade sendo eles responsáveis em levar o som da laringe para o aparelho ressonador.


Aparelho ressonador
Para compreendermos melhor o aparelho ressonador. Basta tocarmos uma guitarra desligada. Veremos que não basta apenas as cordas, é preciso de uma caixa amplificadora que amplie o som. Já o violão tem sua própria caixa de ressonância que é o seu corpo. Assim, quando cantamos, não são apenas as cordas vocais que produzem o som, mas também as vibrações simpáticas que ressoam em nossas caixas de ressonância faciais e peitorais. Caixa de ressonância inferior: Faringe, traqueia, brônquios e pulmões. Caixa de ressonância superior: Cavidades bucais e cavidades da face. A região facial é a mais importante para a ressonância vocal, e é conhecida como a máscara; cantar na máscara significa então, cantar utilizando a ressonância facial, o que é de uma riqueza e beleza sem par. A ressonância facial aliada às ressonâncias de peito (graves) e palatal (médios), asseguram à voz o brilho em toda a sua extensão. A passagem fácil e sem defeitos, do grave para o agudo, depende muito da utilização dos ressonadores.


Articuladores
A função dos articuladores é a de receber o som das cordas vocais e levá-lo ao aparelho ressonador. São eles: língua, lábios, palato duro (céu da boca), palato mole, dentes e mandíbula inferior.


Postura
Cerca de dois terços da comunicação humana é não-verbal, transmitida por meio de gestos de mão, expressões faciais ou outras formas de linguagem. A boa imagem corporal começa com a postura - o modo como você se posiciona.

Uma boa postura é fundamental para uma boa produção vocal. O que consiste ter boa postura? Bem, cuidar da postura é fazer com que a sustentação e o equilíbrio do nosso corpo estejam de acordo com as leis da gravidade.

É importante observarmos que os desequilíbrios posturais variam de pessoa para pessoa. Algumas possuem um exagero postural, mantendo-se com os ombros extremamente abertos, o peito empinado para frente e a cabeça muito erguida, tencionando o pescoço. Se olharmos essas pessoas de lado possuem uma lordose nas costas como se fossem envergar para trás. Essas pessoas tendem a respirar mais na parte alta do pulmão.

Já outras pessoas possuem desequilíbrio inverso. Ombros muito caídos, peito fechado, como se fossem envergar para frente.

Ambas as posturas são incorrectas. Devemos procurar manter um equilíbrio de forma a sentir "o peso do nosso corpo entre os dois pés, observando em seguida um encaixe perfeito da cintura pélvica (quadril), em equilíbrio com a cintura escapular (ombro) e mantendo um ângulo de 90% para o queixo, podemos aproximar-nos de uma figura em equilíbrio."


A atitude básica para o equilíbrio do corpo e, consequentemente, para a emissão da voz, é a seguinte:

• Pés: Confortavelmente. O peso do corpo deverá estar igualmente distribuído pela borda externa dos pés pelo metatarso.

• Músculos: Relaxados. Braços soltos e caídos.

• Costas direitas.

• Cintura pélvica: Suspensa sobre o diafragma para manter a energia do som.

• Cabeça: Direita. Bem equilibrada na cintura escapular.

• Cintura escapular: Deve permanecer descontraída.

• Linha da cabeça: A cabeça deve manter uma linha de como se estivesse suspensa por um “fio de cabelo” na parte do redemoinho, isto é, no centro, como se fosse a continuação das vértebras cervicais.

Após a adopção dessa atitude básica, quando sentir que está equilibrado, experimente mudar o alinhamento para fazer com que o corpo mude a linha de gravidade, para frente, para trás, para o lado e circularmente.

Geralmente, quando falamos em postura, logo nos vem à mente aquela imagem de um soldado totalmente rígido.

Ter uma boa postura na hora de falar é essencial para se ter uma boa produção vocal. Mas isso não tem nada a ver com rigidez. Na verdade, a boa postura vai nos auxiliar na hora da respiração.

Como já vimos, para falar trabalhamos com vários músculos abdominais, diafragma, etc. Portanto, devemos fazer com que a postura não seja uma barreira na hora da respiração.


ALGUNS CONSELHOS AOS PROFISSIONAIS DA VOZ
• Nunca abandone os exercícios respiratórios e de técnica vocal.

• O sono descansa a voz.

• Ao primeiro sintoma de resfriado, repouso físico e vocal.

• Não gritar, falar muito ou cochichar. Muitas pessoas acham que se cochicharem ao invés de falar alto, estarão preservando a voz. Isso é um grande engano, pois quando cochichamos, submetemos nossas cordas vocais a um grande esforço, provocando muitas vezes um desgaste maior do que se conversarmos normalmente.

• Evitar ambientes muito secos. O uso constante de ar condicionado provoca o ressecamento das cordas vocais. Com isso, a voz é produzida com muito mais esforço e tensão.

• Não tome remédios sem indicação médica. Muitas vezes, ao primeiro sinal de rouquidão, dor ou inflamação na garganta, tomamos o primeiro remédio que algum amigo indica. Pastilhas, balas e sprays apenas "mascaram" a dor, podendo esconder um problema mais sério. Ao primeiro sinal de dor na garganta ou rouquidão por mais de uma semana, procure um otorrinolaringologista de sua confiança.

• Alergia. No caso de ser alérgico, procure evitar pó, mofo e cheiros muito fortes. Procure um otorrinolaringologista e faça um tratamento para alergia. Siga correctamente as orientações médicas para que assim você consiga evitar crises alérgicas, ou pelo menos, diminuir a frequência com que elas ocorrem. Coma maçã! A maçã possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe , o que favorece uma voz com melhor ressonância.

• Use roupas confortáveis. Quando for cantar, evite usar roupas apertadas, principalmente na região do pescoço e cintura, pois isso irá dificultar sua respiração.

• Beba bastante água. As cordas vocais devem estar sempre hidratadas. Beba pelo menos, dois litros de água por dia. Quanto à temperatura, prefira sempre água natural, pois se estiver muito gelada, poderá causar irritação, além de diminuir a elasticidade das cordas vocais.

• AS BEBIDAS ALCOÓLICAS E O FUMO SÃO EXTREMAMENTE PREJUDICIAIS À VOZ.

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