domingo, julho 12, 2009

Ano Lectivo 2008/2009 - A Nossa Avaliação


Terminado o primeiro ano do curso de Ciências da Comunicação, vale a pena fazer-se uma pequena retrospectiva. Aqui ficam as nossas considerações.

DISCIPLINAS

Comunicação Interpessoal
Disciplina multifacetada e abrangente, mas que infelizmente pecou pela falta de conteúdo programático e pela inexistência de bibliografia. A ser revisto urgentemente.


Semiótica
Disciplina que mais apaixonou a maioria dos discentes (atenção que isso não se deveu ao professor ou ao seu método de ensino. Nem quase!). Se foi verdade que não encontramos qualquer material disponível para trabalhar, também é verdade que os próximos discentes irão encontrar documentos de qualidade (modéstia à parte) para se abalizarem. PERGUNTA: Se o Ministério da Educação estipula que o discente deve ser avaliado numa escala de 0 a 20 valores, poderá o docente determinar que a sua nota máxima é de 16 valores?


História dos Meios de Comunicação
De conteúdo generalista, esta disciplina poderia ter incidido mais sobre a realidade cabo-verdiana (apesar dos escassos dados publicados).

Inglês para Comunicação
Com uma turma heterogénea a nível de experiências com a língua inglesa, o ensino dessa disciplina torna-se uma tarefa ainda mais árdua. Temos consciência de que um laboratório de línguas precisa de tempo (dinheiro) para ser construído, mas as condições mínimas para um melhor contacto com a língua estrangeira faz-se necessário (um aparelho de som, uma TV com reprodutor de vídeo, computadores com programas de ensino da língua inglesa, por exemplo).


Técnicas de Expressão Escrita
Com conteúdo programático pertinente, essa disciplina revelou-se de grande utilidade e importância.


Métodos Quantitativos para a Comunicação
Disciplina que tem por mérito apetrechar-nos com ferramentas para fazer a análise crítica de dados estatísticos sempre presentes na comunicação social.


Introdução às Linguagens de Programação
Se criar pastas, formatar documentos no Word e introduzir dados no Excel é programação, então essa disciplina cumpriu o seu objectivo.


Metodologias de Análise do Texto e do Discurso
Valência de extrema importância para o curso de Comunicação mas que infelizmente deixou muito a desejar, tanto ao nível de conteúdo como (e principalmente) ao nível metodológico, pois que, acreditamos que somente quem sabe pode transmitir conhecimentos.

DISCENTES
Apáticos no início mas com um potencial para se envolverem e defenderem os seus direitos a revelar-se pouco e pouco. A continuar assim, talvez não venha a ser possível situações em que:
Faz-se o segundo teste sem saber a nota do primeiro;
Faz-se o segundo teste com as notas finais já prontas e a situação exame/dispensa já definido;
Perde-se um mês e meio de aulas sem professor;
Docentes elaboram testes de 20 valores e definem a nota máxima a atribuir de 16 valores.

UNIVERSIDADE
Para quando o Guia de Estudante? Queremos saber, de entre outras coisas:
Os Planos Curriculares;
Quais os órgãos e serviços da Universidade;
Os Regulamentos de frequência, avaliação e de passagem de ano;
Quais as normas para a realização dos exames;
E a tabela de emolumentos praticadas pela Universidade.
Mas, acima de tudo, queremos Docentes (cada vez mais) de melhor qualidade.


A Nossa Avaliação:

Poderia Ter Sido Melhor!

daivarela

0 comentários: