sexta-feira, outubro 29, 2010

HISTÓRIA E TEORIA DA FOTOGRAFIA



PROGRAMA

Professora: Maísa Vieira

Objectivos (competências do aluno):

Identificar e analisar o papel da fotografia ao longo da sua história.


Conteúdos Programáticos:

1.Algumas notas para uma arqueologia do olhar moderno

1.1. O movimento de geometrização do olhar.

A perspectiva artificial do Quatrocentto ; Outros mecanismos de reprodução da verdade do visível (câmaras lúcidas; câmaras obscuras, Janelas quadriculadas, etc ) ; as imperfeições da mão, demasiado humana, e os augúrios do mecânico e de uma visão “corrigida” e protésia ; Perscrutar o visível e os seus limites : as lentes, os telescópios, os microscópios e outros aparelhos da pulsão escópica ; Os discursos legitimadores da verdade do visível : o discurso científico (Descartes, Huygens, Kepler, Bacon , Leibniz).

1.2. A invenção da Fotografia.

Os princípios mecânicos e químicos da fotografia e os primeiros inventores e fotógrafos: Daguerre, Henri-Fox Talbot, Nadar, Disderi; Uma imagem que se faz a si mesma : as magias da reprodução mecânica e o surgimento do novo e dos seus espantos. Uma visão detalhada.


2. Os usos da Fotografia.

2.1. A Fotografia e a vida Moderna no final do século XIX.

Dos primeiros retratos dos burguedes à democratização da “apresentação de si” , A contestação do valor artístico da fotografia : separação entre indústria e arte (Baudelaire, Delacroix) ; O principio do fim da teoria mimética da arte: o caminho para o abstraccionismo ; Fotografia e Impressionismo; A Obra de Arte na era da sua reprodutibilidade técnica : reflexão em tomo do famoso texto de Walter Benjamin (bem como de outros textos seus, tais como “Pequena história da fotografia” e o inacabado Das Passagenwerk).

2.2. Os usos disciplinares da fotografia.

A fotografia criminal segundo os métodos de Bertillon; A fotografia médica de Charcot; O dispositivo fotográfico e a sujeição dos corpos : reflexão em torno de algumas relações do fotógrafo e do político. Michel Foucault e o panóptico como dispositivo disciplinar (Vigiar e Punir).

2.3. O nascimento do fotojornalismo.

Alguns precursores : Sander, Brichh Salomon, Roger Fenton; O lugar da fotografia no jornal: os repórteres fotográficos de alguns grandes jornais, o aparecimento das agências de imagem : o caso da Magnum ; A fotofrafia de guerra.

2.4. Cultura de Massas e Fotografia.

A visão como consumo através da visão; Pulsão escópica e dinheiro; O Punctum fotográfico: a Câmara Clara (Roland Barthes) e a Câmara Obscura – inconsciente fotográfico (Vaccari).


3. Apontamentos sobre o estatuto semiótico da fotografia.

3.1. Índice, Ícone e Símbolo a partir de Charles S.Peirce.

3.2. A evidência do quotidiano e a fotografia como prova: um modelo detetivesco da fotografia (segundo E.R. Oliveira).


Metodologia:

As actividades em sala de aula serão desenvolvidas da seguinte forma:

Aulas expositivas, com exemplos práticos .


Avaliação:

Seminários, Avaliações periódicas e apresentação de trabalhos, peso 50.

Provas em sala de aula peso 50.

Datas de entrega e critérios de avaliação especificados no material das ACTIVIDADES DE AVALIAÇÃO.


Bibliografia


Adorno, Teoria Estética Ed.70

Barthes,Roland, A Câmara Clara , Edições 70, Lisboa , 1979.

· Baudrillard, Jean, A Sociedade de Consumo, Ed.70, 1980.

· Baxandall, L’Oleil du Quattrocentto, Paris, Ed. Gallillée, 1985.

· Bazin, André, O que é o Cinema? Ed. Horizonte.

· Benjamin, Walter, Filosofia, História, Linguagem e Política, Lisboa, Relógia d’ Água.

· Bordieu. Pierre, Un Art Moyen, Minuit.

· Charcot, J.M., e Richter, P., Les Démoniaques dans l’art, Mçula, Paris, 1984.

· Damish , L´origine de la perspective, Paris, Champs/ Flammarion, 1987.

· Debray, Régis, Vie et Mort de l ‘ image, Une histoire du regard en occident, Paris, Gsllimard, 1992.

· Deleuze,Gilles, Cinéma 1 : L´ imagem – Mouvement, Minuit , Paris, 1983.

· Deleuze, Gilles , Cinéma 2 : L’ image – Temps , Minut, Paris, 1985.

· Descartes, Réné, Oeuvres Philosophiques – Tome 1 , Garnier Fréres , Paris, 1963.

· Didi – Huberman , Georges, L´invention de la Hystérie : Charcot et l’ iconographie Photographique de la Salpêtrière , Macula , Paris , 1982.

· Dubois , Phillipe, O Acto Fotográfico , Vega Editora.

· Foucault , Michel, L´ ordre do Discours, NRF – Gallimard, Paris, 1974.

· Foucault Michel, Naissance de la Clínique , NRF – Gallimard, Paris, 1975.

· Foucault , Michel, Surveiller et Punir, NRF – Gallimard, Paris, 1975.

· Frade, Pedro M.,Figuras do Espanto, A Fotografia antes da sua cultura , Lisboa, Ed Asa,1992.

· Freund, Gisélle, Fotografa e Sociedade , Lisboa, Veja Editora.

· Gernsheim, Helmut e Alison, History of Photography, London, 1969.

· Newhall, Beaumont, The Daguerreotype in AMERICA, N.Y. 1961.

· Panofsky, Erwin, A Perspectiva como forma simbólica, LIisboa, Ed.70.

· Platão, A Républica, Ed. Calouste Gulbenkian.

· Sotag, Susan, Ensaios sobre Fotografia, D.Quixote, 1986.

· Vaccari, Fraco , La photographie et l’ inconscirnt technologique, Créatis, 1981.

· Virilio, Paul, La Machine de Vision , Paris, Gallillée, 1988.


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