segunda-feira, maio 04, 2009

Cabo Verde e São Tomé com "total liberdade de imprensa"



«Cabo Verde e São Tomé e Príncipe são os dois dos cinco países africanos de língua oficial portuguesa onde existe total liberdade de imprensa, ocupando ambos o 61º lugar do ranking da Freedoom House. Esta ONG norte-americana publicou ontem, 3 de Maio, o seu relatório mundial, para assinalar o dia mundial da liberdade de imprensa.

Reagindo a tal facto o director geral da Comunicação Social são-tomense, Adelino Lucas, congratulou-se com a colocação de São Tomé e Príncipe num grupo de dois países lusófonos com liberdade total de imprensa (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), da Freedom House, uma organização sedeada em Washington (EUA).

São Tomé e Príncipe e Cabo-Verde são os únicos países lusófonos com “liberdade total” de imprensa, de acordo com uma avaliação feita pela Freedom House, com base no “ambiente jurídico em que os media operam”.

Para o director da Comunicação Social são-tomense, Adelino Lucas, isto orgulha o país, os governantes e os jornalistas. “Não foi o Estado ou o governo que deu esta liberdade de imprensa de bandeja”, disse à comunicação social do seu país, salientando que essa conquista foi feita pelos “jornalistas são-tomenses ao longo de vários anos”»



in: A Semana

0 comentários: